Notícias

Notícias
Encontre aqui informação relacionada com os produtos e serviços Lagosoft e com alterações à legislação fiscal

    informação geral  em destaque
  • 17.09.2019 | Cópias de segurança automatizadas
    Sabia que a Lagosoft disponibiliza um serviço de cópia de segurança das suas bases de dados para a cloud de forma eficaz e segura? Avaria de componentes, roubo, fenómenos naturais, vírus informáticos... existem inúmeros imprevistos que podem levar à perda total de dados. O nosso serviço foi especialmente desenhado para garantir que não perde a valiosa informação do seu programa de gestão/faturação.
    Contacte-nos e saiba como activar esta funcionalidade!
  • informação geral  em destaque
  • 14.08.2018 | Envio automatizado de mensagens SMS
    Sabia que a aplicação de gestão comercial Lagosoft GC permite o envio automatizado de mensagens SMS para os seus clientes? Pode iniciar campanhas de marketing a partir da lista de terceiros que usa habitualmente e que já está registada em base de dados. Ou pode importar ficheiros texto ou excel com lista de nºs de telemovel. As suas mensagens podem incluir links para a sua página na internet.
    Contacte-nos e saiba como activar esta funcionalidade. Aumente as suas vendas!
  • informação geral  em destaque
  • 04.03.2018 | Formas automatizadas de pagamentos
    Sabia que a aplicação de gestão comercial Lagosoft GC permite que os seus clientes efetuem pagamentos através de referências Multibanco? Sabia ainda que a aplicação de gestão comercial Lagosoft GC permite que os seus clientes efetuem pagamentos através de autorizações de débitos directos SEPA?
    Contacte-nos e saiba como activar estas funcionalidades para tornar os pagamentos dos seus clientes mais automatizados. Mais simples para si e mais cómodo para os seus clientes.
  • informação legal
  • 01.07.2017 | Obrigação de Entrega do Ficheiro SAFT
    A partir de 1 de Julho de 2017 todos os sujeitos passivos de IRC são obrigados a entregar o ficheiro SAFT (PT), desde que exerçam atividade comercial, industrial ou agrícola em território português. Uma das implicações é que terão de adotar um programa certificado de gestão comercial para exportar devidamente o ficheiro SAFT.
  • informação legal
  • 01.07.2017 | Nova versão do SAFT 1.04_01
    Na aplicação de gestão comercial Lagosoft GC, já se encontra disponível a exportação do ficheiro SAFT na nova versão 1.04_01. Nesta nova versão, para além dos documentos de faturação, documentos de transporte e pagamentos, são também comunicados os documentos de trabalho (Folhas de Obra, Notas de Encomenda, Orçamentos, Pró-formas, Documentos de Conferência e outros) do período a que respeita o ficheiro gerado. Foram também criados diversos novos campos de informação adicional como por exemplo, nºs de série de produtos associados a documentos, informações alfandegárias, códigos CAE associados a documentos, e outros campos que passam também a ser comunicados à AT. Existem ainda outras alterações relacionadas com taxonomias em sistemas com contabilidade integrada.
  • informação legal
  • 04.01.2017 | Comunicação do ficheiro SAFT à Autoridade Tributária e Aduaneira
    O prazo legalmente estabelecido para a comunicação dos elementos das faturas emitidas foi alterado de acordo com a Lei n.º 42/2016 de 28 de dezembro, que aprovou o Orçamento do Estado para 2017.
    De acordo com a nova obrigação legal, a comunicação dos elementos das faturas emitidas a partir de 1 de janeiro de 2017 deve ser efetuada até ao dia 20 do mês seguinte ao da emissão da fatura.
  • informação geral
  • 16.11.2016 - Guia de boas práticas de segurança informática
    O mundo moderno tornou-se dependente das tecnologias de informação e das redes de dados. Hoje em dia, já não dispensamos o correio eletrónico, as redes sociais, os jogos online, as mensagens instantâneas, as compras online e/ou o homebanking.
    Dependemos da Internet para trabalhar, para nos divertirmos e para comunicarmos. A Internet, não sendo inerentemente boa ou má, é uma ferramenta poderosa e global. Como acontece com qualquer ferramenta poderosa, há o risco de ser utilizada para fins maliciosos. E, sendo a Internet um reflexo da sociedade que a constrói e constitui, é também povoada por algumas pessoas mal intencionadas.
  • informação legal
  • 19.12.2015 - Inventário permanente
    O Decreto-Lei n.º 98/2015, de 2 de junho, alterou diversas disposições do Sistema de Normalização Contabilística (SNC), com entrada em vigor a partir do exercício de 2016, inclusive.
    De entre as várias alterações, destaca-se a temática da obrigatoriedade de adoção do sistema de inventário permanente na contabilização dos inventários, que deve ser efetuada nos seguintes termos:
    - Proceder às contagens físicas dos inventários com referência ao final do período, ou, ao longo do período, de forma rotativa, de modo a que cada bem seja contado, pelo menos, uma vez em cada período;
    - Identificar os bens quanto à sua natureza, quantidade e custos unitários e globais, por forma a permitir a verificação, a todo o momento, da correspondência entre as contagens físicas e os respetivos registos contabilísticos.
    A principal novidade consiste no alargamento do número de entidades que ficam sujeitas a esta obrigação, tendo em conta que só as microentidades passam a estar dispensadas. Neste domínio, consideram-se microentidades aquelas que, à data do balanço, não ultrapassem dois dos três limites seguintes:
    - Total do balanço: € 350 000;
    - Volume de negócios líquido: € 700 000;
    - Número médio de empregados durante o período: 10.
    Logo, as entidades que ultrapassam dois dos três limites de enquadramento das microentidades ficam obrigadas a adotar o sistema de inventário permanente, quer sejam empresas comerciais ou industriais.
  • informação legal
  • 15.12.2014 - Comunicação Electrónica de Inventários à Autoridade Tributária
    Com a aprovação do Orçamento de Estado para 2015, foi adicionado o ponto 3º-A ao Decreto-Lei n.º 198/2012, referente à obrigação da comunicação de inventários. Esta medida foi criada pelo Governo com o objectivo de combater a evasão e fraude fiscal, no seguimento de outras regras de facturação já em vigor como a obrigação de comunicação de facturas e guias de transporte.
    Esta medida abrange todos os sujeitos passivos singulares ou colectivos que:
    - Tenham sede, estabelecimento estável ou domicílio fiscal em território português;
    - Disponham de contabilidade organizada;
    - Estejam obrigados à elaboração de inventário;
    - Tenham tido, no ano anterior, um volume de facturação superior a 100 mil euros.
    Estão excluídos desta obrigação as empresas com volume de facturação, do ano anterior, igual ou inferior a 100 mil euros.
    A comunicação do stock existente até último dia do ano anterior tem de ser enviada à AT até dia 31 de Janeiro.
  • informação legal
  • 30.11.2014 - Nova versão do SAFT 1.03_01
    Na aplicação de gestão comercial Lagosoft GC, já se encontra disponível a exportação do ficheiro SAFT na nova versão 1.03_01. Nesta nova versão, para além dos documentos de faturação e documentos de transporte, são também comunicados os documentos de liquidação (recibos) do período a que respeita o ficheiro gerado.
  • informação legal
  • 23.08.2013 - Nova versão do SAFT 1.02_01
    Na aplicação de gestão comercial Lagosoft GC, já se encontra disponível a exportação do ficheiro SAFT na nova versão 1.02_01. Nesta nova versão, para além dos documentos de faturação, são também comunicados os documentos de transporte do período a que respeita o ficheiro gerado.
  • informação legal
  • 23.08.2013 - Comunicação de Guias de Transporte à Autoridade Tributária e Aduaneira
    Com a publicação da Portaria nº 161/2013, de 23 de abril é esclarecido o modo de cumprimento das obrigações de comunicação dos documentos de transporte à AT bem como se estabelece a exclusão das obrigações de comunicação dos documentos de transporte sempre que o destinatário ou adquirente seja consumidor final.
    Consideram-se documentos de transporte: Faturas, Guias de Remessa, Guias de Transporte, Notas de Devolução e documentos equivalentes (Ex: Guias de Movimentação de Ativos Próprios e Guias de Consignação).
    Regra geral, a comunicação do documento de transporte deverá ser efetuada antes do início do transporte pelo emissor do documento. A comunicação de documentos de transporte à Autoridade Tributária e Aduaneira poderá ser efetuada através da aplicação de gestão comercial Lagosoft GC pelas seguintes vias:
    - em tempo real recorrendo a um serviço de WebService;
    - através do envio do ficheiro SAF-T (PT)
  • informação legal
  • 30.11.2012 - Documentos retificativos da fatura
    Quando o valor tributável de uma operação ou o correspondente imposto sejam alterados, por qualquer motivo, incluindo inexatidão, deve ser emitido um documento retificativo da fatura (nota de crédito ou de débito), o qual deve conter os mesmos elementos da fatura, bem como a referência à fatura a que respeita e a menção dos elementos alterados.
    Não pode ser emitida nova fatura, como forma de retificação do valor tributável ou do correspondente imposto.
  • informação legal
  • 30.11.2012 - Comunicação dos elementos da fatura à Autoridade Tributária e Aduaneira
    Com a publicação do referido diploma todos os sujeitos passivos estabelecidos em território nacional e que aqui pratiquem operações sujeitas a IVA, ainda que dele isentas, estão obrigados a efetuar a comunicação dos elementos da fatura à AT (Autoridade Tributária e Aduaneira).
    Uma vez definido, pelo sujeito passivo, o sistema de comunicação dos elementos da fatura, este deve ser mantido para o mesmo ano civil.A comunicação é efetuada até ao dia 8 do mês seguinte ao da sua emissão, pelas seguintes vias:
    - por transmissão eletrónica em tempo real, integrada em programa de faturação eletrónica, utilizando o webservice a disponibilizar pela AT;
    - através do envio do ficheiro SAF-T (PT) mensal, recorrendo a aplicação disponibilizada no portal das finanças;
    - por recolha direta dos dados da fatura numa opção do portal da finanças.
  • informação geral
  • 15.01.2012 - Actualização para versão certificada da aplicação
    A Lagosoft tem a satisfação de informar os seus clientes que a aplicação de gestão comercial Lagosoft GC se encontra certificada pela DGCI sob o nr. de registo 447 e cumpre as obrigações da Portaria nº363/2010 de 23 de Junho, referente à certificação de software.
    Sugerimos aos nossos clientes que efetuem a atualização da aplicação, uma vez que a utilização de programas certificados é obrigatória a partir de 1 de Janeiro de 2012 para sujeitos passivos com volume de negócios superior a € 100 000.
  • informação geral
  • 10.01.2011 - Certificação da aplicação Lagosoft GC – gestão comercial
    A Lagosoft tem a satisfação de anunciar aos seus clientes que a aplicação de gestão comercial Lagosoft GC foi certificada pela DGCI sob o nr. de registo 447 cumprindo as obrigações da Portaria nº363/2010 de 23 de Junho, referente à certificação de software.
    Sugerimos aos nossos clientes que efetuem a atualização da aplicação, uma vez que a utilização de programas certificados é obrigatória a partir de 1 de Janeiro de 2011 para sujeitos passivos com volume de negócios superior a € 250 000.
  • informação geral
  • 01.10.2010 - Nova versão da linha GC – Gestão Comercial
    A Lagosoft lança a versão 2.0 da Linha GC - Gestão Comercial. Uma aplicação de gestão comercial que permite gerir tudo o que é essencial, nomeadamente clientes, fornecedores, bancos, orçamentos, encomendas, compras, vendas, contas correntes, tesouraria, stocks, salários e contabilidade. Eficácia, controlo, gestão do negócio, simplicidade... tudo isto disponível na recente versão 2.0 da Linha gc - gestão comercial.
    Peça já uma demonstração!